Integridade pública refere-se ao alinhamento consistente e à adesão de valores, princípios e normas éticas comuns para sustentar e priorizar o interesse público sobre os interesses privados no setor público.
Portanto, a integridade pública deve ser entendida como o conjunto de arranjos institucionais que visam a fazer com que a Administração Pública não se desvie de seu principal objetivo: entregar os resultados esperados pela população de forma adequada, imparcial e eficiente.
O fenômeno da corrupção, em virtude de sua complexidade e de seu potencial danoso à sociedade, exige, além de uma atuação repressiva, também uma ação preventiva por parte do Estado. Portanto, é preciso estimular a integridade no serviço público e privado para que seus agentes sempre atuem, de fato, em prol do interesse público.
Com a construção de ambientes íntegros e éticos, livres de atos de corrupção, é possível alcançar mais eficiência na gestão, além da aplicação mais adequada do dinheiro público, o que se converterá no aumento da qualidade dos serviços entregues à sociedade.
*Texto baseado no Guia de Integridade da Controladoria-Geral da União
Mas para você… O que é integridade? Como ela é aplicada no dia-a-dia? Para saber a sua opinião sobre o tema, o Grupo de Trabalho de Integridade da PGDF lançou o concurso que irá premiar dois vídeos e um slogan que traduza o sentido de integridade no ambiente de trabalho. É possível participar de duas formas:
1) Enviar um vídeo de até 30 segundos contando o seu conceito de integridade no ambiente de trabalho;
2) Encaminhar um slogan com até seis palavras que traduza o sentido de integridade no ambiente de trabalho.
Tanto o vídeo quanto o slogan podem ser encaminhados por whatsapp para o número 99269-0952 até o dia 30 de agosto, juntamente com as seguintes informações: Nome completo, CPF e/ou matrícula e setor em que trabalha. Podem participar procuradores, servidores, estagiários, terceirizados e jovens candangos.